Você já está on-line
Você provavelmente nunca ouviu a palavra cibridismo, mas ela retrata o nosso dia a dia. Ele é a simultaneidade entre os mundos on e off. Coexistimos em ambos os espaços querendo, ou não. Se não optou existir no mundo online, faça uma busca simples no Google com seu nome ou CPF ou RG. Você está lá. Talvez numa lista de quando passou no vestibular, ou na citação de algum aluno seu, ou até mesmo uma foto em algum evento que esteve presente. Tem linha telefônica no seu nome? Já casou? Já foi vacinado? Bem-vindo, você está no Google! Alguém já fez por você a escolha de estar na rede.
Hoje não é uma opção sua e da sua empresa estar ou não na internet. A decisão é acompanhar e direcionar, ou não, o que é dito sobre vocês.
Comunicar-se entusiasticamente no Facebook, Instagram e Twitter é um bom exemplo de cibridismo. O mundo “real” interage intensivamente com o meio online ao passo em que tudo que vai sendo dito e feito é reproduzido e postado. Isso gera respostas e comentários que usamos para determinar nossas próximas ações.
Marshall McLuhan disse: “Os homens criam as ferramentas. As ferramentas recriam os homens.” E é bem isso que percebemos ao consultar na internet, antes de comprar um novo objeto. Pesquisamos com amigos sobre o produto no Facebook, verificamos o menor preço no Buscapé e lemos alguns blogs pra saber qual o modelo que nos atende. Depois escolhemos o site de melhor relação custo benefício, fazemos o pagamento pelo meio digital e recebemos a encomenda off-line pelos correios.
No entanto, estar na internet não melhora ou desqualifica o conteúdo que você produziu. Apenas amplia a possibilidade de divulgação. É um espaço neutro onde outros vão emitir o juízo sobre o que você reproduz, podendo agir a favor ou contra as suas ideias.
O mundo off-line e o online andam de mãos dadas. Hoje não existe mais um ou outro. Você pode escolher sair de casa sem pesquisar a previsão do tempo ou o trânsito no Waze. Mas isso é deixar ao acaso uma parte estratégica do seu dia. O que está sendo dito sobre seu trajeto naquele exato instante em que pensou se locomover é mais preciso do que um jornal impresso logo pela manhã.
Você pode ainda escolher trabalhar à distância, fazer suas reuniões por Skype e economizar tempo. Mas lembre-se que assim como uma foto do luar não reproduz com exatidão o que é vivenciar aquela cena a sua presença virtual é apenas uma fração de você. Se você deseja realmente impactar conecte-se, mas esteja presente sempre que puder.
Entre em contato Cancel reply
Envie nos um e-mail clicando aqui.